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Biografia de Goebbels

sábado, 4 de dezembro de 2010



Joseph Goebbels rodeado de mulheres em Nuremberg, em 1938. (El Pais)
Biografia mostra Goebbels perturbado e em busca de reconhecimento


'Vocês querem a guerra total?', perguntava Goebbels após a derrota de Estalingrado

'Vocês querem a guerra total?', perguntava Goebbels após a derrota de Estalingrado



Joseph Goebbels foi o arquiteto da propaganda nazista. Um historiador teve pela primeira vez acesso a todos os diários do ministro da Propaganda de Hitler e concluiu que ele era uma pessoa perturbada e dependente.


Em fevereiro de 1943, quando a derrota de Estalingrado tornara evidente que seria absurdo prosseguir a Segunda Guerra Mundial e que a Alemanha não tinha como vencê-la, o ministro da Propaganda do Reich, Joseph Goebbels, fez um comício no Sportpalast de Berlim, perguntando ao microfone: "Vocês querem a guerra total?". "Sim", gritou a massa em uníssono.

Grave transtorno de personalidade

Goebbels discursa para 100 mil pessoas em Zweibrücken, em 1934

Goebbels discursa para 100 mil pessoas em Zweibrücken, em 1934Esse era o ponto forte de Joseph Goebbels. 

O ministro da Propaganda de Hitler sabia como mobilizar as massas, inflamá-las e manipulá-las a serviço da ideologia nazista. Eram famosas as suas incitações contra os judeus, com as quais ele preparara o terreno para a política de extermínio nacional-socialista.
Em sua biografia de 900 páginas Joseph Goebbels - Biographie, o historiador Peter Longerich esboça, no entanto, um Goebbels bem distinto do homem poderoso do regime nazista. Longerich foi o primeiro historiador a investigar todos os diários de Goebbels que restaram. Em suas anotações de 1924 até o seu suicídio em 1945, o político registrou pensamentos, observações e acontecimentos, escrevendo assim uma cronologia do nazismo através de uma ótica pessoal.

A partir desses testemunhos, Longerich reúne indícios de que Goebbels sofria de um grave transtorno de personalidade. O grande propagador do nazismo buscava de forma extrema o reconhecimento por parte de outras pessoas, indica o historiador.

Uma possível origem disso pode ter sido a deficiência provinda de uma doença da medula óssea em sua infância. Goebbels tinha baixa estatura e era aleijado. Durante toda a vida, o estrategista de Hitler lutou por reconhecimento, mesmo que se mostrasse forte e superior.

Uma religião chamada nacional-socialismo

Nascido na Renânia, uma região predominantemente católica, Goebbels se afastou da religião desde cedo. E o nacional-socialismo acabou se tornando para ele um substituto da religião. Seu novo redentor se chamava Adolf Hitler.

"Ao que tudo indica, ele considerava Hitler realmente um enviado de Deus, um homem com habilidades super-humanas", explica Longerich a completa fixação de Goebbels em seu ídolo. O partido e Hitler lhe propiciaram a ascenção social e o reconhecimento que ele ansiava. E assim Goebbels se tornou o mais leal adepto e uma pessoa de absoluta confiança do ditador nazista.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Em sua biografia, Longerich traça a trajetória de Goebbels desde o início de sua carreira fracassada como escritor e jornalista doutorado, passando pela fase em que ele se tornou um agitador do movimento nacional-socialista. O livro acompanha seu percurso como ministro da Propaganda do Reich, uma função na qual procurou obter domínio completo sobre a cultura e a opinião pública, e por fim como plenipotenciário da "guerra total".

A receita de sucesso de Goebbels foi usar e aperfeiçoar os métodos da agitação de massa empregados nas disputas eleitorais da República de Weimar. Quanto à mídia, conseguiu mantê-la sob controle por meio da censura.

Fixação em Hitler

Ao assumir o controle sobre todos os âmbitos da cultura, do teatro ao cinema, passando pela música, ele se projetou como político cultural. O biógrafo Longerich considera peculiar essa posição de poder que Goebbels insistiu em assumir. "Embora ele certamente tenha sido a figura dominante da propaganda nazista, nunca conseguiu controlar absolutamente o aparato. Medido por seus próprios padrões de qualidade, no fundo não foi tão longe".

Mas sem o ministro da Propaganda Goebbels, responsável por ter estabelecido Hitler como uma "marca", a política nazista jamais teria tido o alcance que teve. O estrategista recorreu ao lema "Um Führer – Um Povo", usando virtuosamente as mídias novas da época, o rádio e o cinema, como canais de manipulação.

Magda, esposa de Goebbels, com seus filhos, em 1928

Magda, esposa de Goebbels, com seus filhos, em 1928A biografia de Longerich esboça o retrato de um homem que sacrificaria tudo para obter reconhecimento e êxito, até mesmo sua própria família. Em 1º de maio de 1945, poucos dias antes de Hitler se matar e de a Alemanha capitular, Goebbels e sua mulher Magda cometeram suicídio.

Pouco antes, o casal assassinara seus seis filhos. Esse cínico homicídio colocou um ponto final desesperado a uma vida de identificação incondicional com Adolf Hitler.

Autora: Sigrid Hoff (sl) 

Revisão: Alexandre Schossler

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sexta-feira, 26 de novembro de 2010
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Livro que pertenceu a Hitler reduz esse ícone do mal à dimensão humana

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Livro que pertenceu a Hitler reduz esse ícone do mal à dimensão humana
23 de Março de 2009, às 11:54h

Há três anos, os bens de Yves Saint Laurent foram leiloados por quase meio bilhão de dólares. Duas semanas atrás, um punhado de pertences pessoais de Mahatma Gandhi - óculos de aro redondo, um par de sandálias, uma tigela de arroz - foram vendidos por US$ 1,8 milhão. Na semana passada, um livro da desaparecida biblioteca pessoal de Adolf Hitler foi oferecido no famoso centro de leilão parisiense Hotel Drouot por um lance inicial de mil euros. Depois de uma rápida rodada de apostas, o volume foi vendido por € 1.800.No caso de um Matisse de Yves Saint Laurent, vendido por € 35,9 milhões, o comprador investiu num bem cultural durável e, é claro, no bom gosto impecável do último dono. O milionário indiano que ofereceu o lance vencedor para os pertences de Gandhi disse que queria repatriar os objetos para exibição pública em seu país.
Mas o que motiva alguém a comprar um artefato de Hitler? Toda vez que pertences autênticos de Hitler vão a leilão, é inevitável e compreensível que o número de protestos se iguale ao número de apostas - acusações de especulação; críticas quanto à fetichização do líder nazista morto; inquietações quanto à natureza dos possíveis compradores ("Que tipo de pessoa compraria esse tipo de coisa?")
Com a maioria dos artefatos de Hitler, como o globo que foi vendido por US$ 100 mil, essas questões são certamente compreensíveis e justificáveis. Mas um livro da biblioteca particular de Hitler pode ser mais do que o objeto de um desejo questionável.
Hitler não era apenas um bibliófilo fanático, tendo reunido uma biblioteca de 16 mil volumes até sua morte, mas era também um leitor voraz que dizem ter lido um livro por noite durante a maior parte de sua vida adulta. Os livros eram uma parte integral do seu caráter e identidade. "Quando uma pessoa dá, tem que receber", disse ele uma vez. "E o que eu preciso, recebo dos livros".
Nesse sentido, os livros de Hitler são mais do que meros artefatos. Os volumes que ele leu e estudou, as passagens marcadas a lápis, tudo isso diz algo sobre seus interesses e sobre o curso de seus pensamentos em algumas de suas horas mais íntimas. Eles nos permitem observar este ícone do mal reduzido a dimensões humanas: um homem de meia idade numa poltrona com um livro na mão, e, vez ou outra, um lápis.
A maior parte da coleção de Hitler, dividida entre três bibliotecas elegantemente mobiliadas em suas casas de Berlim, Munique e em seu retiro nos Alpes em Obersalzberg, desapareceu na primavera de 1945, vítima da caça de troféus coletiva dos soldados americanos, franceses e do Exército Vermelho.
A parte remanescente da biblioteca, cerca de 1.200 livros - que incluem uma coleção de ensaios escrita por Gandhi - pode ser encontrada no setor de livros raros da Livraria do Congresso em Washington, D.C. Outros 80 livros, retirados do abrigo de Hitler em Berlim depois de seu suicídio, estão na Universidade Brown, em Rhode Island. Há relatos de que um número desconhecido, talvez vários milhares de livros, esteja escondido num arquivo de Moscou.
Portanto, quando volumes isolados vêm à tona - como o que foi leiloado no Hotel Druout -, eles representam exatamente o tipo de fonte primária de evidência histórica de que os estudiosos de Hitler carecem. Infelizmente, esses livros aparecem rapidamente nos leilões e depois somem em coleções privadas.
Um colecionador americano juntou dezenas de livros de Hitler, incluindo uma coleção da obra de Shakespeare em dez volumes encadernados à mão em couro trabalhado com uma suástica e as iniciais "AH" gravadas na lombada. Hitler citava Shakespeare frequentemente - "Ser ou não ser" era sua frase favorita.
Um morador do norte do Estado de Nova York comprou um livro de Hitler de um sebo por 50 centavos. O livro de 200 páginas e capa dura, "God's Realm and the World Today" [algo como "O Reino de Deus e o Mundo de Hoje"], foi publicado em 1915 e tem muitas anotações. Um colecionador holandês encontrou uma cópia surrada de Hitler do livro "Life of Frederick the Great" ["A Vida de Frederico, o Grande"] de Thomas Carlyle, uma biografia do século 19 que enaltece o fervor destrutivo do rei da Prússia e que alimentou as esperanças delusórias de Hitler em relação a uma miraculosa mudança de sorte na primavera de 1945.

Hitler estava lendo Carlyle nas semanas anteriores a seu suicídio.

De acordo com o catálogo do leilão montado pela empresa parisiense Kahn-Dumousset, o livro de Hitler em oferta na semana passada era um volume de antiquário, publicado em 1712, com uma ilustração de frontispício que mostrava o "furor, guerra, ódio e discórdia" na história europeia, e contava a história dos governantes europeus desde o duque de Savoy até o rei da Prússia.
O livro foi supostamente retirado do retiro de Hitler nos Alpes por um membro da 2ª Divisão Armada da França, o que empresta ao volume ainda mais valor histórico. A casa de Hitler nas montanhas abrigava muitos dos livros mais apreciados pelo líder nazista, incluindo seus volumes de Shakespeare.
Diferente de muitos outros livros remanescentes, que contêm dedicatórias de colegas ou admiradores nazistas - Heinrich Himmler, Herman Goering, Leni Reifenstahl, para citar alguns - esse volume não tem nenhuma dedicatória, sugerindo que foi uma aquisição particular, tornando-o assim ainda mais pessoal e relevante.
Na última quarta-feira, quando o livro de Hitler foi a leilão, junto com mais de outros 200 itens de antiquário, só havia lugar para ficar em pé no Hall 11 do Hotel Druout, mas ninguém respondeu ao lance de abertura de mil euros.
Entretanto, seguiu-se uma rodada movimentada de apostas anônimas por telefone, e o livro foi finalmente vendido por € 800 a mais do que o preço inicial. O tomo belamente encapado foi removido de vista e preparado para ser enviado para seu dono anônimo.
Hitler teria aprovado. No final de sua vida, o líder nazista ordenou que seus pertences pessoais fossem destruídos numa tentativa de obliterar o máximo possível sua vida privada. Ele queria ser lembrado exatamente como havia apresentado a si mesmo para o mundo: cheio de fúria, guerra, ódio e discórdia. Ele não queria deixar espaço para nuances, muito menos para insights sobre as obsessões e inseguranças particulares que alimentavam sua personalidade.
Enquanto o Matisse de Yves Saint Laurent passou da coleção de um investidor para outro e os artefatos pessoais de Gandhi retornaram para sua terra natal como patrimônio nacional, o livro de Hitler - como muitas outras coisas que poderiam nos dar mais informações sobre essa personalidade impenetrável - foi destinado a uma obscuridade ainda maior.
* Timothy W. Ryback é secretário geral da Academia Diplomática Internacional, e autor de "Hitler's Private Library: The Books that Shaped the Man" [algo como "A Biblioteca Particular de Hitler: Os Livros que Formaram o Homem"].
Tradução: Eloise De Vylder
UOL/Herald Tribune

Fonte: http://www.nucleodenoticias.com.br/2009/03/23/livro-que-pertenceu-a-hitler-reduz-esse-icone-do-mal-a-dimensao-humana/

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1939: Primeiro atentado contra Hitler

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Hitler em 1939, ao receber o premiê tcheco Joseph Tiso em Berlim

No dia 8 de novembro de 1939, Hitler escapou por pouco de um atentado que matou oito pessoas numa cervejaria de Munique.

 
A bomba, detonada no porão de uma cervejaria em Munique, matou oito pessoas e causou ferimentos em outras 63. Tratava-se de um atentado a Adolf Hitler, que havia se retirado do local pouco antes da explosão. Seu autor, capturado na mesma noite ao tentar fugir para a Suíça, ficou preso no campo de concentração de Dachau e foi morto pouco antes de acabar a Segunda Guerra Mundial.
A guerra iniciada por Hitler poucos meses antes preocupava os alemães. Os principais críticos da tática expansionista do Führer estavam entre os políticos, funcionários do alto escalão militar ou dos ministérios do Reich. Havia também os individualistas, caso do carpinteiro Georg Elser, de 36 anos, que planejou e executou o atentado a bomba contra Hitler no porão de uma cervejaria.
Nos poucos dias que antecederam a reunião anual para lembrar o atentado fracassado contra Hitler de 1923, Elser conseguiu entrar mais de 30 vezes, à noite e despercebido, nos salões no porão da cervejaria Bürgerbräu e montar o artefato dentro de um dos pilares de madeira. Ele havia conseguido o explosivo numa pedreira, onde começou a trabalhar exclusivamente para roubar a dinamite.
Prisão na mesma noite
Devido à guerra, as festividades tiveram um programa bem mais curto do que o previsto. Por isso, o discurso de Hitler aconteceu bem mais cedo e ele deixou o local exatamente 13 minutos antes de a bomba explodir. Elser foi preso na mesma noite, quando tentava escapar para a Suíça.
O ódio a Hitler, a morte do irmão num campo de concentração e seus contatos com a resistência comunista o haviam levado a cometer o atentado. Georg Elser ficou preso no campo de concentração de Dachau, perto de Munique, sendo assassinado por membros da Gestapo e da SS quase no final da guerra, em 1945.
 
Doris Bulau (rw)
Source: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,671357,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-nl
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Livro Traz História De cangaceiros por meio de estudo dos trajes e chapéus

Livro Traz História De cangaceiros por meio de estudo dos trajes e chapéus

domingo, 7 de novembro de 2010

Fonte: JORNAL CORREIO BRAZILIENSE Publicação: 22/08/2010


É no mínimo curioso que a insurgência popular dos cangaceiros, ocorrida no começo do século 20, nunca tenha sido tema de um estudo particular e profundo, apesar de ser assunto permanente no imaginário do povo brasileiro. Frederico Pernambucano de Mello, historiador especialista em violência rural, investiga a trajetória dos donos do sertão nordestino e preenche uma lacuna histórica no livro Estrelas de couro: a estética do cangaço, prefaciado por Ariano Suassuna e editado com mais de 300 imagens.
Em 1997, Mello decidiu iniciar o estudo devido a um incômodo estético, que costumava o afligir quando se deparava com peças de acervos públicos e privados. “Havia um requinte, um orgulho, uma imantação estética em cada peça daquela, um conjunto de valores”, avalia.
Segundo o pesquisador, o cangaceiro não é um criminoso comum. A composição dos trajes, que, além de punhais, rifles e pistolas, eram adornados com chapéu, bornais, cartucheiras e perneiras extravagantes, denuncia: trata-se de um bandido requintado, diferente do fora da lei urbano que protagoniza os noticiários. “O criminoso procura se mimetizar, se ocultar, e facilitar os seus golpes. Como a gente vê nos criminosos da cidade, o próprio pistoleiro do sertão. O cangaceiro, não. Se você considerar a paisagem sertaneja, que não é a mais exuberante, a presença daqueles homens era um verdadeiro porre de cores. E eles eram vistos na caatinga como se fossem extraterrestres”, afirma o pernambucano.
Eles andavam de lá pra cá pelo sertão, saqueando propriedades privadas e fugindo da polícia. Distante das definições que enquadram os cangaceiros ora como justiceiros ora como assassinos, Mello procura apenas conferir aos primeiros anos do cangaço o status de evento histórico importante. Para ele, o movimento liderado por Lampião e Maria Bonita se assemelha às revoltas de índios, mestiços e negros, no período colonial. “No tempo que ocorreram, os movimentos foram ilegais. Com o passar do tempo, havia algo relevante, com anseios de formação da nação brasileira. O cangaço é irmão do indígena, do quilombo e da revolta social, mas tem características curiosas. Primeiro, ele não é intermitente. E é metarracial: você podia ser caboclo, negro, sarará, ter olhos verdes; qualquer forma racial habilitava a fazer parte do grupo. É o grande irredentismo metarracial brasileiro. Isso, como tema histórico, reconcilia o cangaço com a história do Brasil”, analisa.
Os uniformes decorados dos cabras da peste também tinham valor simbólico e místico. Os inconfundíveis chapéus, por exemplo, carregados de estrelas e moedas, serviam de amuleto de proteção contra males humanos e porventura espirituais. “Ele se cercava por todos os lados. Se fosse flagrado, estava protegido pelos vários sinais, que são pobres quando considerados singulares, porque são orientais e milenares, mas eram aproveitados pelo cangaceiro na composição, como arte de síntese. Pude ver o cangaceiro como o índio, o samurai ou o cavaleiro medieval europeu. Eles carregam consigo a arte popular. O cangaceiro, na aba do chapéu, na cartucheira, na pistola, até na perneira”, comenta o escritor.
A conexão explícita do homem com a divindade, própria do homem primitivo, permanece nas narrativas do cangaço por meio do conjunto estético, que pode ajudar a entender de maneira menos preconceituosa os bandoleiros. “É preciso considerar as atenuantes culturais do fenômeno: o cangaceiro foi alguém que protagonizou uma tradição brasileira aberta no século 16, o irredentismo. Era um período em que não havia poder público muito definido no sertão. A justiça social tinha que ser administrada de algum modo”, explica.

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Pagú: Ontem e Hoje.

sábado, 6 de novembro de 2010

Ela foi musa do antropofagismo, escritora, jornalista, poetisa, desenhista, militante política e agitadora cultural. Cem anos após seu nascimento, recebe homenagens e permanece como um exemplo de ousadia e determinação


INFÂNCIA E GRAVIDEZ
Patrícia Rehder Galvão
 nasceu no dia 9 de junho de 1910, em São João da Boa Vista (SP), em uma família burguesa e repressora. “O primeiro fato consciente da minha vida foi a entrega do meu corpo. Eu tinha 12 anos incompletos. Tinha plena consciência de todas as consequências que poderia enfrentar”, escreveu ela, em uma carta a seu terceiro marido, Geraldo Ferraz, publicada no livro Paixão Pagu (Ed. Agir). Aos 14, engravida de Olímpio Guilherme, galã da época, e tem seu primeiro aborto.
APELIDO A família muda-se para São Paulo, e Patrícia desfila pela cidade de camisa transparente, batom escuro e cigarro na boca. Em 1925, três anos depois da Semana de Arte Moderna, começa a publicar poemas e desenhos no Brás Jornal, com o pseudônimo Patsy. A jovem conquista os artistas modernistas, como o poeta Raul Bopp, que, pensando que ela se chama Patrícia Goulart, a batiza de Pagu.
TRIÂNGULO AMOROSO COM TARSILA E OSWALD Raul insere Pagu, então com 18 anos, no Movimento Antropofágico, e o casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral faz dela a queridinha do grupo. “Se o lar de Tarsila vacila, é por causa do angu de Pagu”, escreve Oswald, apaixonado pela jovem. Em um casamento arranjado por Tarsila e Oswald, ela se junta com um pintor e vai para a Bahia – tem 19 anos e está grávida do escritor (seu segundo aborto). Oswald deixa Tarsila e pede que Pagu volte.
NOIVA LIBERAL Dias antes de seu casamento com Oswald, Pagu, grávida novamente, o flagra com outra. Em carta a Geraldo Ferraz, então seu amigo, ela comenta o episódio e diz que foi apresentada como a noiva liberal. “Fingi compreender. O medo do ciúme ficou exposto. Tomamos café juntos, os três. Havia a imensa gratidão pela brutalidade da franqueza.”
MILITÂNCIA POLÍTICA Três meses após dar a luz a Rudá de Andrade, Pagu viaja para Buenos Aires, de onde traz livros comunistas. Em 1931, funda o jornal O Homem do Povo, levando Oswald para a militância. O tabloide é fechado e a dupla foge para Montevidéu, onde encontra o revolucionário Luís Carlos Prestes. Em prol do PCB (Partido Comunista do Brasil), ela deixa o filho, vai para o Rio de Janeiro, passa fome e é presa – nesse momento, passa a questionar os ideais políticos que a levaram até ali. A decepção com o partido a leva ao isolamento. Em 1933, publica o romanceParque Industrial, com o pseudônimo Mara Lobo, e mostra sua ligação com o comunismo mesmo fora do partido.
VIAGENS Pagu parte por conta própria para uma viagem internacional, durante a qual envia reportagens para jornais brasileiros, como uma entrevista com o pai da psicanálise, Sigmund Freud. NaManchúria, acompanha a coroação de Pu Yi, o último imperador, de quem recebe 19 vasinhos de soja. Raul Bopp, cônsul no Japão, encaminha as mudas ao Ministério da Agricultura, que inicia o cultivo do grão no Brasil. Em Moscou, a miséria derruba o ideal político de Pagu. Na França, ela é detida e repatriada.
PRISÃO Ela passa quatro anos encarcerada pela Intentona Comunista, lançada em 1935 contra o governo de Getúlio Vargas. Ao ser liberada, com 30 anos, abandona a luta comunista, separa-se de Oswald e casa-se com o escritor Geraldo Ferraz, com quem tem seu segundo filho, em 1941. Com o marido, ela edita o suplemento literário do jornal Diário de São Paulo, que apresenta autores inéditos no país, como James Joyce, Franz Kafka e Bertolt Brecht.
ARTES DRAMÁTICAS Na década de 1950, Pagu faz aulas na Escola de Arte Dramática de São Paulo e já não lembra a personagem polêmica: prefere ser chamada de Patrícia e foge dos holofotes. Ela se muda paraSantos com a família. Lá, trabalha no jornal A Tribuna e estimula a vida cultural da cidade.
CÂNCER Nos últimos anos de vida, Pagu exibe roupas escuras, cabelos despenteados e um ar melancólico. Em 1962, viaja a Paris para um tratamento de câncer. Lá, tenta suicidar-se com um tiro no peito, mas sobrevive. De volta ao Brasil, doa sua biblioteca de teatro à Escola de Arte Dramática e morre na casa onde morava, em Santos.
LIXO E HOMENAGEM Em 2004, uma catadora de lixo de São Paulo encontra fotos e documentos de Pagu jogados na rua – caso que ganha repercussão na mídia. Em 2010, ano no qual se celebra o centenário de nascimento de Pagu, ela é homenageada com uma fotobiografia e as exposições “Viva Pagu!” na Casa das Rosas, em São Paulo, e no Centro de Estudos Pagu, na Unisanta, em Santos.
Fonte: http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI144610-17376-1,00-PAGU+ONTEM+E+HOJE.html

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