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Manual de Identidade Visual Nazista

  • sábado, 30 de março de 2013
  • História
nazibook

Organizationsbuch der NSDAP

A marca nazista pode de fato ser uniformemente distinta, mas para toda a importância que colocou em design gráfico, havia mais variedade e maior liberdade do que se poderia pensar. No entanto, uma vez que se determinou quem era o responsável por manter a marca NSDAP, foi um pouco mais fácil identificar o manual de identidade.

Primeiro, foram as burocracias diferentes: a identidade do partido foi supervisionada por um líder, enquanto a identidade do Estado foi tratado por um outro – e dentro destes eram muitos sub-câmaras também. O Ministério do Dr. Joseph Goebbels do Iluminismo e Propaganda (Promi) não supervisionava os sinais e símbolos do partido. Apesar de seu Ministério ter  tido um atelier de design gráfico, foi principalmente para a criação de materiais de propaganda. Albert Speer, arquiteto de Hitler e designer de óculos nazistas, não administrava a identidade também. Seu escritório somente projetadava formas monumentais para exibir a marca existente.

O policiamento de toda as aplicações da suástica era da responsabilidade do Dr. Robert Ley, chefe da Frente de Trabalho Alemã (Deutsche Arbeitsfront, DAF) e da Força através da Alegria (Kraft durch Freude, KdF). Conhecido pelo seu consumo excessivo de álcool, este ex-editor do jornal anti-semita, Westdeutsche Beobachter, não era um designer ou diretor de arte, mas acumulou considerável poder devido à sua intensa lealdade a Hitler. Uma de suas iniciativas mais ambiciosas, foi o projeto do desenvolvimento da Volkswagen (carro do povo) da Porsche.

Talvez em menor escala, embora a responsabilidade significativa,  foi o desenvolvimento de um manual NSDAP que detalhou os princípios de organização e os mecanismos de construção do movimento nazista.  Esse livro de pano-bound vermelho intitulado Organizationsbuch der NSDAP, com o símbolo da “Grande Alemanha” gravado em prata na parte da frente, acaba por ser um manual de padrões indescritível. O DAF também foi responsável pela composição guias e outras artes gráficas manuais, mas esta é a obra-prima gráfica da Master Race.

Não é exatamente claro o quanto o Dr. Ley (que se enforcou após a guerra) foi pessoalmente envolvido, embora a sua introdução é no volume. Talvez ele não soubesse a diferença entre tipos de letra, ou até mesmo o que era design gráfico. Mas foi o seu escritório que determinou os padrões de papelaria, sinais de esmalte, bandeiras e bandeirolas, prêmios e crachás, uniformes do partido e todas as coisas que envolvem a suástica e símbolos auxiliares. Então, alguém no escritório do Dr. Ley sabia o que ele estava fazendo, mas não recebeu nenhum crédito.

Publicado em 1936, O Organizationsbuch der NSDAP (com posteriores edições anuais), detalhou todos os aspectos da burocracia partidária, typeset firmemente em Blackletter alemão. O que me interessou, no entanto, foram as mais de 70 de páginas inteiras, 4 cores (em papel pesado) que fornecem exemplos de praticamente todas as bandeira nazista, insígnias, padrões para sinais de escritório oficiais do partido nazista, braçadeiras especiais para o (Reichsparteitag Reichs  / Festa dia), e emblemas de Honra. O livro “sobre-explica o óbvio” e não deixa pergunta a organização do Partido Nazista.

Quando mencionamos que o livro estava debaixo do meu nariz, eu quis dizer isso literalmente e figurativamente. Muitas das placas de cor, que visualmente estabelecem os padrões de identidade, foram reproduzidos na história da Segunda Guerra Mundial e os nazistas, sem a devida atribuição. Então, eu já vi alguns deles antes. Além disso, os nazistas haviam publicado um livro mencionado na página 255, ABC des Nationalsozialismus (1933) pelo Dr. Curt Rosten, que de uma forma mais condensada, de alguns antigos padrões visuais nazistas. Acontece que eu tinha esse livro na minha coleção o tempo todo sem saber o seu significado.

Afinal, houve um manual de padrões. Ele só não foi o que eu imaginava ou esperava. Descobriu-se mais um recorde de normas gráficas quer existiu onde eu menos esperava: o Gesetzblatt Reichs (Lei Journal). Quando um elemento gráfico foi alterada por lei ou decreto que foi registrado neste documento. Assim, o Loch Ness mistério foi resolvido, um pouco.

Punhos de Ferro: Branding do Estado do século 20 totalitário por Steven Heller será lançado em paperback pela Phaidon Press, em março de 2011.

Texto de: Steven Heller

Fonte: http://observatory.designobserver.com/entry.html?entry=24358

Download dos manuais 1 e 2:

1/2: http://www.slideshare.net/BetoLima/parte-12-do-manual-de-indentidade-visual-nazista-organizationsbuch-der-nsdap

2/2: http://www.slideshare.net/BetoLima/parte-22-do-manual-de-indentidade-visual-nazista-organizationsbuch-der-nsdap


Post original de: http://brandingonline.wordpress.com

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